segunda-feira, 18 de julho de 2011

RUÍDOS

Os ruídos, não apenas nos ensurdece, mas nos deixa atônicos nas, mais variadas situações do nosso cotidiano.

Segundo definição do dicionário da língua portuguesa ruído é: qualquer som indistinto, sem harmonia. Rumor causado pela queda de um corpo ou pelo choque entre dois ou mais; barulho, estrondo, estrépito. Fig. Escândalo, repercussão: a demissão do ministro causou grande ruído. Eletrôn. Designação genérica de todos os defeitos que perturbam ou impedem uma transmissão radiofônica ou telefônica.

Existe ainda, outro tipo de ruído que pode com os seus efeitos provocar as mais diferentes reações, chamados “ruído na COMUNICAÇÃO”.

Convivemos diariamente com os elementos da comunicação, apesar de não os identificar no contexto da verbalização. Eles sempre estão presentes das mais diversas formas. Sejam de modo formal ou informal, são eles: emissor, receptor, mensagem, canal, código e referente.

A comunicação nunca estará completa por total se não houver um bom entendimento da mensagem pelos dois lados – emissor e receptor. Os elementos comunicação exercem um papel rigoroso e indispensável no processo de construção da comunicação.

Fundamental e imprescindível, o diálogo exige à arte de saber “ouvir”. Ouvir com paciência e interesse tudo o que o outro tenha a falar, do contráio o “ruído”, se estabelecerá e às informações da mensagem se perderão no processo de transmissão da mensagem.

Existem grupos de pessoas que se auto titulam como INTELECTUAIS, por possuir um vasto e rico vocabulário e acabam por esquecer a simplicidade da mensagem.

Eu estou extenuado ao invés de: Eu estou cansado;

Não se tratando de um discurso para um público alvo especifico, o rebuscamento das palavras torna-se desnecessário. À simplicidade da expressão gera interesse e simpatia em quem ouve, havendo assim grandes possibilidades de propagação das idéias centrais do que se foi dito. Evitando-se assim o tão temido “ruído na comunicação”.

Quem nunca ouviu um discurso e entendeu de modo totalmente controverso? O mesmo acontece muitas vezes durante uma discussão ofensiva, popularmente conhecida como (briga e bate boca) os dois lados que se permitem ao ato, não se ouvirem e quando o fazem, ativam o sensor “audição seletiva” permitindo-se apenas a ouvir unicamente o que pode ser usado ao seu favor/beneficio, no intuito de convencer/auto-convencer, que o outro não está usando da coesão em sua fala e acaba por colocar palavras na boca do outro.

Conversa com RUÍDO:
Emissor: - Eu estou cansado dessas brigas a todo tempo.
Receptor: - Você falou que está cansado de estar comigo.

Um fato que se torna cada vez mais raro é o papo fraternal e confiante, ele está sendo extinto do contexto das sociedades. Cada um, como um ser individual, acaba tornando-se peça fundamental na vida do outro e fazendo com que à vida aléia seja mais agradável e consistente para si. Desse modo, vamos valorizar mais os feedback’s da mensagem, entender que cada pessoa tem um ponto de vista, que cada individuo tem como aliado o “livre arbítrio” e que o meu direito acaba quando começa o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário