domingo, 8 de março de 2009

Saindo da região metropolitana “Simões Filho” e invadindo outra, “Santo Amaro da Purificação”. Nessa viagem encontro vários fatores que não poderiam deixar de ser fotografados. Nas mãos um celular “Sony Ericsson W580” e na mente varias idéias que não poderiam ser descartadas.
Sendo assim mãos a obra...
Sem sombra de dúvidas o percurso feito para chegar á Santo Amaro da Purificação é recompensador, no caminho pude notar pequenos e grandes vilarejos.
Como Diz Marisa Monte:
- Há um vilarejo ali, onde areja um vento bom, na varanda que descansa...
... Por cima das casas, cal. Frutos em qualquer quintal...
... Portas e janelas ficam sempre abertas para a sorte entrar. Em todas as mesas pão...

Poderíamos fazer uma sucursal de tamanha beleza e paz que emana dos vilarejos avistados. A nossa sociedade acaba por esquecer alguns benefícios que a natureza nos oferece, os nossos dias são repletos de estresse, correria e em meio tudo isso esquecemos o quanto é bom ter um momento só para nós mesmo. Já diziam os sábios:
- Mens sana in corpore sano!
Num entanto seguindo viagem, os descritos linhas acima se confirmam estresse total. O transito está cada vez mais intenso e as pessoas cada vez mais descontroladas e desequilibradas. Ultrapassagens perigosas, veículos mal sinalizados e a ansiedade de chegar a seu destino fazem com que a condutores cometam inúmeros delitos.

Chegando a Santo Amaro da Purificação, avisto uma feira de artesanato composta por peças feitas de barro, logo em seguida passo por uma ponte construída em 1927, a qual faz passagem sobre um esgoto que corre a céu aberto.









Santo Amaro tem belas atrações naturais como cachoeiras e grutas, além de algumas construções históricas, em sua maioria, igrejas. A principal delas a de Nossa Senhora da Purificação. No mês de fevereiro, nesta igreja acontece a tradicional lavagem da escadaria, organizada por dona Canô (mãe de Caetano e Bethânia) com a participação de mais de 400 baianas.

Acredita-se que Santo Amaro da Purificação por ser uma cidade que fica distante da área litorânea e que faz parte do Recôncavo Baiano, tenha tomando proporção de reconhecimento mundial graças aos dois filhos ilustres (Caetano Veloso e Maria Bethania) e apesar de ter notoriedade mundial jamais deixam de fazer referências as suas origens.


Voltando para casa continuo a me surpreender pelas imagens que antes privilegiadas com a claridade do dia e agora com o crepúsculo, ganham um novo sentido, as sombras e o brilho que a luminosidade nos concede permite criar uma nova leitura da paisagem, que apesar de manter a essência bucólica do meio rural se contrapõe as interferências físicas e geográficas do bicho homem.

2 comentários:

  1. adorei seu blog,texto,fotos a estética esta perfeita!!!muito bom

    ResponderExcluir
  2. e sobre o texto mulher sem comentarios vc passou atraves de grandes mulheres o real significado do dia internacional da mulher.

    ResponderExcluir