domingo, 22 de março de 2009

Dia da Água: Novos olhares.


No dia 22 de março, é comemorado o DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Esse dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1992.





... Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Guilherme Arantes

É do conhecimento da maioria que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido, a “água”. O problema é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas), está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

A partir da segunda metade do século XX, com o desejo desenfreado pelo desenvolvimento econômico "a qualquer custo" a água passou a ser utilizada de forma mais intensa e diversificada. Assim sendo, a legislação brasileira, em especial, o Código de Águas, em seu livro III, artigos139, devidamente regulamentado, passou a tutelar os recursos hídricos visando assegurar a produção energética, as disposições do Código de Águas referentes à preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos não foram regulamentadas, ao contrário das disposições referentes à produção energética.

É fato que essa lei de grande importância é mais uma das que são pouco utilizadas no nosso país, o poder Legislativo e Judiciário, não tomam providencias cabíveis para colocá-la em pratica.
E já que nessa data todos falam sobre a mesma coisa, com os mesmos temas, vou diferenciar...

Se quem de direito não tomam providencias, temos que apelar pelas divindades que compõem o nosso cenário cultual baiano.

Odô Iyá Yemanjá!!!

Qual é seu dia,
Nossa Senhora?
É dia dois de fevereiro
Quando na beira da praia
Eu vou me abençoar.
O que ela canta?
Por que ela chora?
Só canta cantiga bonita
Chora quando fica aflita
Se você chorar.
Quem é que já viu a Rainha do Mar?
Pescador e marinheiro
que escuta a sereia cantar
é com o povo que é praiero
que dona Iemanjá quer se casar.
Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro

Entre as Iabás, Iemanjá é certamente a mais popular, festejada em todo Brasil como a rainha do mar, homenageada nas praias da Bahia no dia 02 de fevereiro, em São Paulo no dia 08 de dezembro e no Rio de Janeiro e em Natal na passagem do ano. Flores, perfume, jóias, bijuterias são algumas das oferendas que recebe nessas ocasiões. Muitos, porém, não vêem Iemanjá como uma divindade de origem africana, sendo comumente representada pela imagem de uma mulher branca, vestido de azul, com longos cabelos negro.



... Presente na água doce
Presente na água salgada e toda cidade brilha...
... A força que mora n'água
Nao faz destinçao de cor
E toda cidade é d'oxum...
Vevé Calazans/ Gerônimo Santana




Existem varias vertentes quanto ao assunto e não adianta só atitudes partindo dos governantes e nem tão pouco pedir ao deuses que realizem interferências. A principal ação vem de nós. O que podemos fazer para colaborar?
O primeiro passo é observar como você age dentro de casa, em media gastamos 250 litros de água por dia.
Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba. Se deixá-la aberta, estará consumindo 20 litros de água a mais;
Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo;
Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. Não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!
Ao esfregar as roupas, mantenha a torneira do tanque fechada e abra-a somente no enxágüe;
Use balde ao invés de mangueira para lavar o carro.

Não dá pra viver sem água. Mas se cada um fizer a sua parte, ninguém vai ter que passar por problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário