domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa - Quem nunca foi criança?

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Coelhinho da páscoa, que trouxe para mim, um ovo, dois ovos, três ovos assim.
Coelhinho da páscoa, que cor ele tem?
Azul, amarelo, vermelho também...

Quantos não têm vontade de regressar a infância e vivenciar tudo outra vez?
Brincar de gude, fura pé, esconde-esconde, 7pedras, estátua, batata-quente, queimada, pique - esconde, forca, cabra-cega, passa Anel, boca de forno, amarelinha, mascar chiclete bolim bola/bolim frutas, ploc Gigante, Chupar bala Soft, beber tubaína, comer bala Xaxá, Milkbar, Mini-Chiclets e o pirulito que vinha com hélice, assistir Smurfs, He-Mam, Cavalo de Fogo, Ursinhos Carinhosos, Carrossel, Os Trapalhões, colecionar as mini garrafas de refrigerantes e a mãe dizia que tinha veneno dentro para que a gente não bebesse e os ioiôs da Coca-Cola ...

Lembranças da infância!
E uma das datas que nos faz ter saudades e nos faz ter vontade de ser crianças outra vez é a páscoa.
Ir para a escola, ganhar orelhas e pintar no rosto as características do coelho. Sem falar do delicioso Ovo de chocolate e a surpresa que ele trás no seu interior que é reservado para o Domingo.
Lembro-me, que toda páscoa eu e minha irmã éramos surpreendidos com as pegadinhas de coelho feito no chão da casa de minha avó. As pegadinhas nos levavam a vários ovinhos e no final do percurso o tão esperado ovo de chocolate médio tamanho 15.

Com o passar do tempo essa brincadeira que nos deixava irradiantes de felicidade foi sendo esquecida. Hoje não vejo nenhuma família fazendo esse tipo de brincadeira com as crianças. Motivados pelo consumo e pela comodidade, os pais levam os filhos nas lojas e as crianças escolhem o chocolate que tem a embalagem que mais as agradam e o pior, as crianças abrem o embrulho antes do Domingo atitude que era inadmissível.
Não digo ovo de páscoa, até mesmo por que acredito que elas, as crianças do século XXI, não saibam o verdadeiro significado desse símbolo!

Assim como tudo. As nossas vidas também têm começo, meio e fim...

...Vamos nos permitir
Pois não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir!

Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. Permita-se - Estanque os sangramentos, cures as feridas e faça semelhante à ostra, produza uma pérola.

Hoje é o dia de renascer! RENASÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário